Directus Ads

Estado de natureza

Translate Request has too much data
Parameter name: request
Translate Request has too much data
Parameter name: request
Estado de Natureza Artigonal.com - Diretório de artigos gratuitos Diretório de Artigos Gratuitos Porque publicar artigos? Autores Populares Artigos Populares  AResponde Publicar Artigos Login Login via Login via Facebook Cadastro Olá área do Autor Saír if($.cookie("screen_name")) { $('#logged_in_true li span').html($.cookie("screen_name").replace(/\+/g,' ')); $('#logged_in_true').css('display', 'block'); $('#top-authors-tab').css('display', 'none'); } else { $('#logged_in_false').css('display', 'block'); } Email
Senha
Salvar os dados
Esqueceu a senha?
Home > Direito > Estado de Natureza Estado de Natureza Editar Artigo | Publicado em: 16/04/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 23 |

O homem desenvolve sua caminhada evolutiva a partir de um estado primitivo ou estado de natureza,que é a infância da civilazação.Estado de Natureza é aquela condição em que o homem, para sua segurança, depende unicamente de sua própria força e engenho e há temor constante de morte violenta. Em tal condição, não há Estado. Estado de Sociedade é aquele em que todos estão submetidos a um poder maior que os contêm.
O ser humano não foi destinado a viver perpetuamente no estado de natureza.É preciso,que o ser humano se desenvolva intelectual e moralmente e não pode volver ao estado de infância.
As teorias de Hobbes e Locke acerca da passagem dos homens do estado de natureza para o de sociedade, desenvolvidas, respectivamente, nas obras Leviatã e Segundo tratado sobre o governo. Tal passagem se deu por meio de um contrato, no qual, em Hobbes, cada homem renunciou a seu direito a todas as coisas; e em Locke, renunciou ao próprio poder natural de julgar e executar. Por meio desse pacto, o poder soberano é constituído, tendo autoridade judicial e obrigação de manter a paz e a justiça entre todos os homens. A garantia à propriedade é preservada, e a vida em sociedade se torna possível.
A concepção de Hobbes acerca do estado de natureza é a de um estado de igualdade natural, no qual Deus não privilegiou ninguém. A natureza fez os homens iguais quanto às faculdades do corpo e do espírito, embora existam homens mais fortes de corpo e outros de espírito mais vivo: no conjunto todos se igualam.
A possibilidade que os homens têm de desfrutar de suas paixões naturais no estado de natureza faz com que a condição de guerra entre eles seja inevitável, uma vez que não há como haver paz sem uma restrição aos apetites individuais.
Os homens vivem sem ter um poder capaz de manter a todos em respeito. Dessa forma, como não existe um poder comum capaz de os submeter a todos, eles podem destruir-se uns aos outros. "Durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum capaz de os manter a todos em respeito, eles se encontram naquela condição a que se chama guerra; e uma guerra que é de todos os homens contra todos os homens" (Hobbes, 1974: 79).
Nessa condição de guerra de todos contra todos, a única segurança que os homens têm é a sua própria força e astúcia. Como existe situação de guerra, não há condições propícias à indústria, navegação, construções confortáveis e sociedade. Existe o perigo constante de morte violenta. Os homens têm a vida curta, pobre e solitária.
No estado de natureza os homens são livres e têm o direito natural de auto-proteção, isto é, a liberdade de usar seu próprio poder, da forma que quiser para a preservação de sua vida. Como os homens têm o direito a todas as coisas, a condição de paz não pode ser alcançada e nada pode ser injusto. "Onde não há poder comum não há lei, e onde não há lei não há injustiça" (Hobbes, 1974: 81). As noções de bem e de mal, de justiça e de injustiça "são qualidades que pertencem aos homens em sociedade, não na solidão" (Hobbes, 1974: 81).
Além disso, nessa condição em que vivem os homens, apresentada por Hobbes, não há propriedade, a cada homem só pertence aquilo que ele for capaz de obter, e somente pelo tempo que tiver capacidade de mantê-lo.
Locke também se inclina à compreensão do estado de natureza, mas diverge em alguns pontos com Hobbes. Para ele, Deus criou os homens e os deixou em um estado de liberdade e igualdade, em que todos têm as mesmas vantagens da natureza e no qual não existe subordinação de um em relação ao outro.
Diferente de Hobbes, Locke não acredita que no estado de natureza haja uma guerra de todos contra todos. Ele prossegue na tradição jusnaturalista, ou seja, acata a presunção de que exista uma lei natural que orienta os homens no estado de natureza. Dessa forma, é um estado de liberdade dentro dos limites da lei natural. "O estado de natureza tem uma lei de natureza para governá-lo, que a todos obriga; e a razão, que é essa lei, ensina a todos os homens que tão só a consultem, sendo todos iguais e independentes, que nenhum deles deve prejudicar a outrem na vida, na saúde, na liberdade ou nas posses" (Locke, 1978: 36).
A lei natural é importante para manter a paz, a segurança e a preservação de toda a humanidade, já que dificulta a todos os homens que invadam os direitos dos outros. A execução da lei natural pode ser feita por todos os homens, qualquer um tem o direito de castigar os transgressores da lei. O homem é senhor e juiz de si mesmo. Por conta dos homens serem juizes nos seus próprios casos, eles podem se tornar parciais, favorecendo-os e a seus amigos.
Podemos perceber, então, duas representações do estado de natureza: a de um estado de guerra de todos contra todos, desenvolvida por Hobbes; e a de um estado de relativa paz, no qual já existe uma lei natural que orienta os homens sobre o justo e o injusto, apresentada por Locke.
Segundo Locke, a terra e tudo que ela contém são comuns a todos os homens, mas o trabalho do corpo de um homem é propriamente dele, porque o homem é proprietário de si. Dessa forma, tudo o que ele retira da natureza através do seu trabalho torna-se sua propriedade. "Retirando-o do estado comum em que a natureza o colocou, anexou-lhe por esse trabalho algo que o exclui do direito comum de outros homens" (Locke, 1978: 45).
A lei natural permite que a posse de um bem seja dada àquele cujo próprio trabalho tenha sido empregado para obtê-lo, mesmo que antes fosse direito comum de todos. Mas qual seria o limite da propriedade? "Tanto quanto qualquer um pode usar com qualquer vantagem para a vida antes que se estrague, em tanto pode fixar uma propriedade pelo próprio trabalho; o excedente ultrapassa a parte que lhe cabe e pertence a terceiros" (Locke, 1978: 47). Uma questão importante a ser notada é que a invenção da moeda liquida com o limite natural da apropriação, mas o que interessa para este artigo é apenas contrastar as teorias de propriedade de Hobbes e Locke.
De acordo com a evolução(é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra), o homem vai evoluindo e saindo deste estado de natureza.A necessidade de viver em sociedade fez com que o homem não mais voltasse para o estado natural.
Os seres humanos hoje,vivem em sociedade,em harmonia com as pessoas e obedecendo as leis impostas pelo Estado,pelo Direito.
Por exemplo,vamos supor que dez pessoas se encontram soterradas há 4 dias.Estas pessoas ficam desesperadas,pensando que nunca irão ser salvas e com 1 dia soterrados,alguns resolvem matar uma das pessoas para poder sobreviver.
Uma observação: o ser humano pode viver por cerca de 3 a 5 dias sem água. 
No segundo dia estas pessoas são salvas e são acusadas de assassinato,porém,estas alegam que estavam no estado de natureza.Eu pergunto,estavam ou não?
Como foi dito anteriormente,o homem não pode volver ao estado de infância,ou estado de natureza.Então estas pessoas do exemplo não se encontravam no estado primitivo.
Todos os seres humanos tem o Direito à Vida,à liberdade,à igualdade,à convivência social,à união para criação da prole.
"Estado de Natureza é o estado primitivo.A civilização é incompatível com o estado de natureza,ao passo que a lei natural contribui para o progresso da Humanidade.

Retrieved from "http://www.artigonal.com/direito-artigos/estado-de-natureza-4615073.html" (Artigonal SC #4615073)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça! Lídia Chaves Guedes Barreto Lídia Chaves Guedes Barreto - Perfil do Autor:

ACADÊMICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

Perguntas e Respostas Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a Direito... Pergunte 200 Letras sobrando Moro junto com um homem ja um ano ele não e seperado judicialmente quero saber quais são meus direitos nesta relação? Faz 20 anos que moro com um homem ele e casado com a primeira esposa tem dois filho de maior com ela. eu tive uma filha dele mais ela morreu. en caso de separação eu tenho direito algumas coisa dele Avaliar artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 0 Voto(s) Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/direito-artigos/estado-de-natureza-4615073.html Palavras-chave do artigo: homem, primitivo, sociedade, direito Artigos relacionados Últimos artigos de Direito Mais artigos por Lídia Chaves Guedes Barreto Roberto Carlos Oliveira dos Santos A Moralidade Do Homem Selvagem E A (Des)Moralização Do Homem Civilizado Em Rosseau

Artigo que trata do objeto central da obra Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens do filósofo iluminista J.J. Rosseau escrito em 1755. O que mudou na passagem do estado natural para o estado civilizado. Perdemos ou ganhamos?

Por: Roberto Carlos Oliveira dos Santosl Educaçãol 03/04/2009 lAcessos: 945 lComentário: 3 Ana Paula dos Santos Ferreira Princípios Do Direito Político

Se o homem nasce livre e mais ainda, quando perde sua liberdade, tem a obrigação de poder recuperá-la, diante de circunstancias possíveis, a ordem social também é direito sagrado de todos, e seu progresso é de responsabilidade daqueles que a constituem. De certa forma, a sociedade é responsável por sua ordem, que não se fundamenta naturalmente.

Por: Ana Paula dos Santos Ferreiral Direitol 23/05/2009 lAcessos: 1,087 Patricia Jorge Alves O homem de cabeça para baixo

Acima do nível da água estão as rochas. Elas são quatro: o Instinto, a vontade, a Razão e a crença. Formam a Base da Personalidade e poderemos também denominá-las de Id, Ego, Superego e Self, respectivamente. Essas rochas começam a se formar a partir do sofrimento primitivo registaado no sistema nervoso do feto antes e durante o nascimento e completam-se fechando o primeiro ciclo aos sete anos de vida.

Por: Patricia Jorge Alvesl Saúde> Medicina Alternatival 22/02/2011 lAcessos: 47 Cláudio Antônio Arantes Pompeu MARXISMO PARA TODOS 2 - Conseqüências das doutrinas marxistas - ELEIÇÕES 2010

PASSAMOS AQUI E EXPLICAR AS ESTAPAS E MECANISMOS DE TOMADA DE PODER E INSTAURAÇÃO DA DITADURA DO PROLETARIADAO

Por: Cláudio Antônio Arantes Pompeul Notícias & Sociedade> Polítical 24/10/2010 lAcessos: 131 Gisele Leite Breve História da Criminologia

A autora traça resumidamente acerca da história da Criminologia, seus principais representantes, escolas e influências nas ciências criminais

Por: Gisele Leitel Direito> Doutrinal 23/03/2011 lAcessos: 106 Antonio Cunha A Influência Da Linguagem No Processo Decisório

O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo principal demonstrar que a linguagem afeta sobre maneira a qualidade do processo decisório, considerando as circunstâncias temporais, análise ambiental, relacionamento inter-pessoal e aspectos políticos inerentes ao contexto em que são tomadas. O processo decisório envolve cognição, e a linguagem é especializada para cada campo de conhecimento, como na Administração e Direito aqui apresentada. Correlações sob diferentes aspectos foram coletadas no desenvolvimento teórico da pesquisa, assim como buscou-se informações num bairro curitibano, conhecido como Cabral. Dez empresas em que se consultou empregadores e empregados sobre problemas relacionados com o uso da linguagem.

Por: Antonio Cunhal Negócios & Admin.> Gerêncial 10/08/2009 lAcessos: 2,438 lComentário: 1 O Ensino Gratuito Da Música Nas Escolas Públicas Brasileiras E A Inclusão Cultural

A música, esta maravilhosa arte, desponta agora novos horizontes e possíveis perspectivas para a educação básica. Nós músicos e educadores musicais fomos contemplados com a lei ordinária nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, a qual altera a Lei 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Discutir música e educação é um desafio para o qual os setores de ensino e a sociedade em geral devem despertar. Desde épocas remotas a música esteve presente permeando as relações da sociedade.

Por: jair dos santos gonçalvesl Educaçãol 21/08/2009 lAcessos: 1,188 Os Males Da Vida Moderna E A Dependência Química

Com o surgimento de novas formas de sofrimento no mundo moderno, psiquiatras, psicanalistas e psicólogos se ocupam cada vez mais em tentar entender, em suas atividades clínicas, a origem desse sentimento. Hoje, busca-se soluções mágicas para a cura da dor, que causa incômodo e mal-estar na sociedade considerada normal.

Por: Gilson Tavaresl Psicologia&Auto-Ajudal 06/04/2009 lAcessos: 3,313 lComentário: 2 Adilson Miranda Miranda Mais uma abordagem sobre o controle externo da magistratura

O povo brasileiro passa por um momento muito difícil, tendo que enfrentar toda a sorte de dificuldades, quer nas questões dos seus valores morais, quer na sustentação institucional, quer no aspecto social, dentre tantos outros. No momento, trataremos de um assunto que diz respeito a aspectos da cidadania, que é o da prestação jurisdicional no Estado Brasileiro.

Por: Adilson Miranda Mirandal Direitol 26/04/2011 Empregabilidade e Mercado de Trabalho de Pessoas com Deficiência

Há algum tempo, quem atua junto ao segmento da pessoa com deficiência, busca sua inserção profissional e inclusão social, porém ainda ocorrem divergências entre a teoria e a prática. É preciso humanizar e sensibilizar a sociedade para o acolhimento das pessoas com deficiência, para serem vistos como seres humanos, com limitações, mas, assim como qualquer indivíduo, com potencialidades e dificuldades. Com isto, podemos evitar situações conflitantes e práticas discriminatórias.

Por: Talita Cristina Silva Oliveiral Direitol 24/04/2011 A Formação do Estado Brasileiro - Uma Abordagem Sumária

A criação do Estado Brasileiro é tema que remete a uma seara de discussões, pois envolve, sob várias óticas, diferentes abordagens que se encaixam nas várias definições acerca do assunto. Na realidade, não se quer aqui, estabelecer um conceito, mas apenas explanar sumariamente a trajetória do Estado em questão.

Por: Rogério de Jesus Santosl Direitol 22/04/2011 O princípio da primazia da realidade como instrumento da boa-fé objetiva, da tutela da confiança e da igualdade substancial na relação de emprego

O presente artigo trata do estudo do princípio da primazia da realidade dentro do ramo do Direito do Trabalho, apresentando os fundamentos e as consequências práticas dessa norma principiológica trabalhista, a incidência dela tanto em favor do empregado quanto do empregador, bem como a relação do referido princípio com a tutela da confiança e os preceitos constituicionais da boa-fé objetiva e da igualdade substancial.

Por: Guilherme Nunesl Direitol 17/04/2011 lAcessos: 11 Jbs: distribui $ para política e prejuizo ao investidor

Uma empresa, quando abre o seu capital e capta recursos na BOVESPA, está dizendo para todos os investidores: "comprem ações da companhia que você terá lucro!"

Por: Nacir Salesl Direitol 15/04/2011 lAcessos: 17 Adilson Miranda Miranda O advogado

O advogado se confunde com alguém que, assumindo o patrocínio da causa de outrem, ao lado deste se coloca como que tomando as suas dores, vivendo o seu drama e indo com o seu cliente até o fim, não importando qual seja o problema que o mesmo esteja enfrentando.

Por: Adilson Miranda Mirandal Direitol 14/04/2011 lAcessos: 13 Direito e Ética

Comportamentos de cada sociedade são peculiares.O comportamento ético e moral varia de pessoa para pessoa.Cada individuo tem seu conceito do que é ético e moral

Por: Lídia Chaves Guedes Barretol Direitol 12/04/2011 lAcessos: 21 O Servidor Público e a Aposentadoria Especial

A Constituição Federal assegura aposentadoria diferenciada ao servidor público que exerça atividade de risco ou cuja atividade seja exercida em condição que prejudique sua saúde ou integridade física. No entanto a Constituição Federal definiu que a aposentadoria "especial" seria concedida nos termos de Lei Complementar, porém, até o momento não temos esta Lei Complementar que trate do assunto. Todavia muitos servidores públicos tem obtido na Justiça este direito.

Por: Dra. Karenl Direitol 12/04/2011 lAcessos: 47 Direito e Ética

Comportamentos de cada sociedade são peculiares.O comportamento ético e moral varia de pessoa para pessoa.Cada individuo tem seu conceito do que é ético e moral

Por: Lídia Chaves Guedes Barretol Direitol 12/04/2011 lAcessos: 21 Direito à Vida

"Todos são iguais perante a lei,sem distinção de qualquer natureza,garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida,à liberdade,à igualdade,à segurança e à propriedade."O Direito à Vida é um Direito Natural portanto jamais deve ser violado!

Por: Lídia Chaves Guedes Barretol Direitol 10/04/2011 lAcessos: 19 Adicionar novo comentário Seu nome: * Seu Email: if($.cookie("screen_name")) { $('#not_logged_in').hide(); } Comentário: *   document.write(''); O código de verificação:* * Campos obrigatoriós Publicar

seus artigos aqui
é de graça e é fácil

Cadastro Menu do autor área do Autor Publicar Artigos Ver/Editar Artigos Ver/Editar P&R Editar Conta Perfil do autor Estatísticas RSS Builder Pessoal área do Autor Editar Conta Atualizar Perfil Ver/Editar P&R Publicar Artigos Perfil do Autor Lídia Chaves Guedes Barreto Lídia Chaves Guedes Barreto tem 3 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de Artigos Todas as Categorias Arte& Entretenimento Automóveis Beleza Carreira Casa & Família Casa & Jardim Ciências Crônicas Culinária Direito Educação Esportes Finanças Futebol Internet Literatura Marketing e Publicidade Negócios & Admin. Notícias & Sociedade Press Release Psicologia&Auto-Ajuda Relacionamentos Religião & Esoterismo Saúde Tecnologia Turismo e Viagem Direito Direito Tributário Doutrina Jurisprudência Legislação Necessita de ajuda? Fale Conosco FAQ Publicar Artigos Guia Editorial Blog Links do Site Artigos Recentes Autores Populares Artigos Populares Encontrar Artigos Sitemap Webmasters RSS Builder RSS Link a nós Informação Empresarial Anunciar O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados. Quantcast

View the original article here

Directus Ads

Feed Directus

Postagens populares