Directus Ads

Administração de condomínio edilício

Translate Request has too much data
Parameter name: request
Translate Request has too much data
Parameter name: request
Administração do Condomínio Edilício Artigonal.com - Diretório de artigos gratuitos Diretório de Artigos Gratuitos Porque publicar artigos? Autores Populares Artigos Populares  AResponde Publicar Artigos Login Login via Login via Facebook Cadastro Olá área do Autor Saír if($.cookie("screen_name")) { $('#logged_in_true li span').html($.cookie("screen_name").replace(/\+/g,' ')); $('#logged_in_true').css('display', 'block'); $('#top-authors-tab').css('display', 'none'); } else { $('#logged_in_false').css('display', 'block'); } Email
Senha
Salvar os dados
Esqueceu a senha?
Home > Direito > Administração do Condomínio Edilício Administração do Condomínio Edilício Editar Artigo | Publicado em: 24/02/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 79 |

A administração do condomínio é legalmente exercida pelo síndico, no cumprimento dos poderes de representação e das funções administrativas, cumprindo e fazendo cumprir a Convenção, definidas no art. 1.341 do Código Civil.

 Ora, seja em condomínio de edifício complexo, com multiplicidade de pavimentos e cada qual com grande número de unidades autônomas, seja em uma edificação elitizada contendo menor numero de grandes unidades, a administração se apresenta como uma tarefa não-fácil, que tem, no entanto, a possibilidade de ser grandemente facilitada pela capacidade de dialogo, pelo exercício de uma gestão transparente do síndico, sem omissão ou desvio de conduta que, aliás, o isenta de eventual responsabilidade civil por danos.

 Um síndico que, por exemplo, descreve, por exigência legal, item por item das verbas orçamentárias estabelecidas nas previsões e assim as submete a discussão e aprovação pela assembléia geral, e que igualmente nos lançamentos da receita e das despesas apresentada mensalmente, em anexo ao boleto de pagamento, registra cada receita ou despesa no seu item ou verba própria, terá, em princípio, uma gestão louvada pelos condôminos e contribuirá para que as  inadimplências, se ocorrem  o façam unicamente em relação a efetiva incapacidade de pagamento e nunca como movel  de pretenso desagravo,  que como lamila de dois gumes, prejudica não só arrecadação, como também e principalmente ao condômino que elegeu a via equivocada para sua manifestação.

 No entanto, se ao contrario, se, por exemplo, o lançamento de um "custeio de obra" for lançado sob a rubrica de "Despesas Ordinárias", ou vice-versa, um condômino ao qual não lhe resta tempo e/ou conhecimento para analise aprofundada, vai encontrar disparidade entre as verbas aprovadas e a efetivação das despesas ou gastos, de onde pode classificar de "desmandos administrativos".

   Demais disso, como o síndico de condomínio edilício, em raras exceções, não exerce a tarefa profissionalmente, mas o faz por dedicação aos interesses da sua coletividade condominial, não sem usurpar, obviamente, tempo precioso de sua atividade ordinária ou ao seu merecido descanso, mediante remuneração ou por notável prestação relevante pelo executante da função, disciplina o § 2º o referido art. 1.348 do CCB, (reconhecendo, por vezes, necessidade, carências), que "o síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembléia, salvo disposição em contrário da convenção."

No entanto, é pertinente notar, que para que a transferência de poderes ou funções administrativas do síndico atinja o patamar exitório, sem danos para o condomínio, é indispensável que a escolha da administradora recaia sobre pessoa física ou jurídica, que reconhecida pela assembléia geral, como idônea, detentora de inquestionável capacidade técnica, conhecimento a que se chega, obviamente, mediante pesquisas junto ao rol de clientes daquela, sem prejuízo do exame da estrutura da empresa de administração proposta, procurando saber da sua inscrição no Conselho Regional de Administração ou se possui nos seus quadros administrador responsável, como contador habilitado.

Cuidados como esses são necessários a impedir que eventuais pseudo-administradores, sem qualificação ou fantasmas venham assumir seu condomínio,com os danos que conhecemos.

Ora, enquanto um síndico pode ser eventualmente leigo em administração, a administradora de condomínio, a quem pode transferir seus poderes ou funções não pode dispensar-se de sua ampla capacitação.

Ora, entre as funções do terceiro que assume funções do síndico, subsiste uma maior preocupação, pois, se na verdade, na empresa produtora de bens, a função do administrador é otimizar a produtividade e o nível dos lucros, na administração de condomínio a demanda imperiosa é da otimização da receita e a racionalização das despesas.

A indagação imediata do observador é: como se pode otimizar a receita condominial, enquanto se quer racionalizar custos?

Sabe-se, de um lado, que a queda da arrecadação de condomínio pela inadimplência, ocorre mais da insatisfação do condômino com o que considera "desmandos administrativos" do que da sua eventual incapacidade de adimplir e isto pode comprovar-se, pois, uma vez afastado o síndico por irregularidades e assumida a função por outro, a inadimplência é logo abolida, como dita a experiência.

No tocante às despesas e custos do condomínio, o bom senso de não realização de projetos, sem prévio estudo da sua viabilidade econômica, bem como da prudência de adiar projetos que não sejam prioritários, como, ainda, a instituição de reservas para emergências, é de grande importância para uma administração alicerçada nos princípios de racionalização.

Inquestionavelmente uma assessoria de administração escolhida pela sua capacitação pode otimizar a receita do condomínio, tal como prevista, pela orientação idônea junto ao síndico e demais membros do "Conselho de Administração, levando-os a imprimir ações e unicamente amparadas pela convenção e pelo disciplinamento legal, mediante decisão por quorum competente que capaz de engajar todos na luta pelo alcançamento do objetivo proposto e que impeça qualquer condômino de se omitir na sua contribuição

Também, não é demais lembrar o brocardo "quem paga mal, paga duas vezes". Nossa observação pessoal em auditorias fiscais anteriormente feitas indica a necessidade de exigir-se certidões negativas periódicas, pois, determinados agentes terceirizados fazem requisição de verbas para pagamento, por exemplo, de INSS, FGTS, IR, etc., que o cliente arquiva como comprovante, esquecendo-se de reclamar pelo competente recibo de recolhimento da contribuição ou tributo, não sem o risco de ter-se que refazer o pagamento reclamado então pelo Fisco.

Outra observação feita por todos os especialistas é que a auto-gestão, por vezes escolhida para minimizar custos, não obstante se prestar para tal, pode implicar na concentração de poder do síndico que, por vezes, faz acumular a sua função com a de administrador e que, em casos de realização de obras, por exemplo, ascende à condição de coordenador das mesmas, ademais remunerado em relação a cada qual etc. que possibilita irregularidades administrativas, decisões nitidamente ditatoriais, com a conseqüente queda da arrecadação pela falta de estimulo a demais condôminos.

Assim um síndico com perfil adequado, assessorado por uma administração competente ou por um contador habilitado, pode trazer engajamento de todos os condôminos, otimização da receita, racionalização das despesas e, em fim, paz no condomínio!

 

Retrieved from "http://www.artigonal.com/direito-artigos/administracao-do-condominio-edilicio-4303122.html" (Artigonal SC #4303122)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça! Geraldo Alvarenga Geraldo Alvarenga - Perfil do Autor:

Perguntas e Respostas Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a Direito... 200 Letras sobrando Pergunte Avaliar artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 0 Voto(s) Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/direito-artigos/administracao-do-condominio-edilicio-4303122.html Palavras-chave do artigo: administracao sindico otimizacao Artigos relacionados Últimos artigos de Direito Mais artigos por Geraldo Alvarenga Advogados – "Direito Imobiliário" - "Manual do Sindico"

Administracao de condominios – Manual do Síndico, documentação, vistoria, locação, etc

Por: S'Lucasl Direito> Doutrinal 20/06/2010 lAcessos: 467 lComentário: 1 Adilson Miranda Miranda Mais uma abordagem sobre o controle externo da magistratura

O povo brasileiro passa por um momento muito difícil, tendo que enfrentar toda a sorte de dificuldades, quer nas questões dos seus valores morais, quer na sustentação institucional, quer no aspecto social, dentre tantos outros. No momento, trataremos de um assunto que diz respeito a aspectos da cidadania, que é o da prestação jurisdicional no Estado Brasileiro.

Por: Adilson Miranda Mirandal Direitol 26/04/2011 Empregabilidade e Mercado de Trabalho de Pessoas com Deficiência

Há algum tempo, quem atua junto ao segmento da pessoa com deficiência, busca sua inserção profissional e inclusão social, porém ainda ocorrem divergências entre a teoria e a prática. É preciso humanizar e sensibilizar a sociedade para o acolhimento das pessoas com deficiência, para serem vistos como seres humanos, com limitações, mas, assim como qualquer indivíduo, com potencialidades e dificuldades. Com isto, podemos evitar situações conflitantes e práticas discriminatórias.

Por: Talita Cristina Silva Oliveiral Direitol 24/04/2011 A Formação do Estado Brasileiro - Uma Abordagem Sumária

A criação do Estado Brasileiro é tema que remete a uma seara de discussões, pois envolve, sob várias óticas, diferentes abordagens que se encaixam nas várias definições acerca do assunto. Na realidade, não se quer aqui, estabelecer um conceito, mas apenas explanar sumariamente a trajetória do Estado em questão.

Por: Rogério de Jesus Santosl Direitol 22/04/2011 O princípio da primazia da realidade como instrumento da boa-fé objetiva, da tutela da confiança e da igualdade substancial na relação de emprego

O presente artigo trata do estudo do princípio da primazia da realidade dentro do ramo do Direito do Trabalho, apresentando os fundamentos e as consequências práticas dessa norma principiológica trabalhista, a incidência dela tanto em favor do empregado quanto do empregador, bem como a relação do referido princípio com a tutela da confiança e os preceitos constituicionais da boa-fé objetiva e da igualdade substancial.

Por: Guilherme Nunesl Direitol 17/04/2011 lAcessos: 11 Estado de Natureza

"Estado de Natureza é o estado primitivo.A civilização é incompatível com o estado de natureza,ao passo que a lei natural contribui para o progresso da Humanidade."

Por: Lídia Chaves Guedes Barretol Direitol 16/04/2011 lAcessos: 23 Jbs: distribui $ para política e prejuizo ao investidor

Uma empresa, quando abre o seu capital e capta recursos na BOVESPA, está dizendo para todos os investidores: "comprem ações da companhia que você terá lucro!"

Por: Nacir Salesl Direitol 15/04/2011 lAcessos: 17 Adilson Miranda Miranda O advogado

O advogado se confunde com alguém que, assumindo o patrocínio da causa de outrem, ao lado deste se coloca como que tomando as suas dores, vivendo o seu drama e indo com o seu cliente até o fim, não importando qual seja o problema que o mesmo esteja enfrentando.

Por: Adilson Miranda Mirandal Direitol 14/04/2011 lAcessos: 13 Direito e Ética

Comportamentos de cada sociedade são peculiares.O comportamento ético e moral varia de pessoa para pessoa.Cada individuo tem seu conceito do que é ético e moral

Por: Lídia Chaves Guedes Barretol Direitol 12/04/2011 lAcessos: 21 A MISSÃO DE ESCOLHA DO SÍNDICO

Assim, a escolha do dirigente do Condomínio, do líder, não deve recair apenas no mais disponível, mas no melhor, do mais capaz que se possa indicar que, se não existente no quadro de condôminos, deve ser buscado fora dele, tal a responsabilidade de sua eleição.

Por: Geraldo Alvarengal Direito> Doutrinal 21/07/2010 lAcessos: 30 Ata, Instrumento De Registro D Publicação De Deliberações Da Assembléia Geral

É da fidelidade das transcrições da ata que se toma conhecimento da qualidade da administração do síndico, da capacidade participativa dos condôminos e das sua eventuasis infrações

Por: Geraldo Alvarengal Direitol 11/02/2010 lAcessos: 215 Administração Democratica Do Condominio

Neste espírito único de convivência pacifica, o síndico, como líder, é, ademais, o melhor companheiro, que não nutre ânsia pelo poder, mas disposição de construir para todos o bem-estar, assim, aqui, a transferência de funções ou poder de representação, não representa diminuição de autoridade, mas partilha de privilégios.

Por: Geraldo Alvarengal Direitol 02/02/2010 lAcessos: 231 lComentário: 1 Obras No Condominio: A Observação Do Quorum Especal É Vital.para Sua Val.idaçãp

Uma das mazelas verificadas nas Assembléias sabe-se, é relacionada com quorum, que, como nos lembram os especialistas, é a quantidade legal mínima de condôminos que deverão estar presentes para realização e validação das assembléias, pois só as disposições que não contrariem as leis em vigor, tornam-se, então, regras do condomínio.

Por: Geraldo Alvarengal Direito> Legislaçãol 28/12/2009 lAcessos: 461 Envidraçamento Das Sacadas

O fechamento de sadcadas, feitas por condôminos, por envidraçamento,não altera a fachada no edifício e, assim, não ofende o inciso III do artigo 1.336 do Código Civil

Por: Geraldo Alvarengal Direito> Doutrinal 03/12/2009 lAcessos: 767 lComentário: 1 Adicionar novo comentário Seu nome: * Seu Email: if($.cookie("screen_name")) { $('#not_logged_in').hide(); } Comentário: *   document.write(''); O código de verificação:* * Campos obrigatoriós Publicar

seus artigos aqui
é de graça e é fácil

Cadastro Menu do autor área do Autor Publicar Artigos Ver/Editar Artigos Ver/Editar P&R Editar Conta Perfil do autor Estatísticas RSS Builder Pessoal área do Autor Editar Conta Atualizar Perfil Ver/Editar P&R Publicar Artigos Perfil do Autor Geraldo Alvarenga Geraldo Alvarenga tem 6 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de Artigos Todas as Categorias Arte& Entretenimento Automóveis Beleza Carreira Casa & Família Casa & Jardim Ciências Crônicas Culinária Direito Educação Esportes Finanças Futebol Internet Literatura Marketing e Publicidade Negócios & Admin. Notícias & Sociedade Press Release Psicologia&Auto-Ajuda Relacionamentos Religião & Esoterismo Saúde Tecnologia Turismo e Viagem Direito Direito Tributário Doutrina Jurisprudência Legislação Necessita de ajuda? Fale Conosco FAQ Publicar Artigos Guia Editorial Blog Links do Site Artigos Recentes Autores Populares Artigos Populares Encontrar Artigos Sitemap Webmasters RSS Builder RSS Link a nós Informação Empresarial Anunciar O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados. Quantcast

View the original article here

Directus Ads

Feed Directus

Postagens populares