Directus Ads

Omissão de Socorro

Translate Request has too much data
Parameter name: request
Translate Request has too much data
Parameter name: request
Da Omissão de Socorro Artigonal.com - Diretório de artigos gratuitos Diretório de Artigos Gratuitos Porque publicar artigos? Autores Populares Artigos Populares  AResponde Publicar Artigos Login Login via Login via Facebook Cadastro Olá área do Autor Saír if($.cookie("screen_name")) { $('#logged_in_true li span').html($.cookie("screen_name").replace(/\+/g,' ')); $('#logged_in_true').css('display', 'block'); $('#top-authors-tab').css('display', 'none'); } else { $('#logged_in_false').css('display', 'block'); } Email
Senha
Salvar os dados
Esqueceu a senha?
Home > Direito > Da Omissão de Socorro Da Omissão de Socorro Editar Artigo | Publicado em: 20/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 54 |

O artigo 135,CPB,faz menção ao fato de que qualquer pessoa que observa outrem necessitar de ajuda,seja pessoa abandonada ou extraviada,pessoa em grave e iminente perigo,tem o dever não só jurídico como também moral de agir.O crime é omissivo próprio,ou seja não observamos no polo ativo a figura dos garantes,que estão elencados no artigo 13,parte geral,parágrafo segundo do Código Penal Brasileiro.

Trata-se de crime doloso,havendo morte ou lesão grave o crime passa a ser preterdoloso ou preterintencional,ou seja,há dolo na inicial e culpa na final.

Não é cabível o perdão judicial,o crime não admite a culpa.

A ação penal é pública incondicionada,ou seja ,não existe necessidade de representação da vítima.Temos que observar que o socorro pode ser prestado na forma mediata e imediata,e que não pode haver risco pessoal para o sujeito ativo na prestação do auxílio .E como seria a forma mediata?

Bem,o sujeito deve ligar para o Corpo de Bombeiros,SAMU.Não é recomendável que o sujeito ativo mexa na vítima por conta de possíveis lesões ou agravamento de outras , se já houverem.

Se o agente der causa culposamente a um acidente deverá responder por homicídio culposo,conforme nos ensinam as ilustres doutrinas penalistas.

A omissão de socorro não admite conatus .

Trata-se de delito não transeunte e que funciona em algumas situações como delito subsidiário do crime de homicídio.A vítima é o objeto material,enquanto o objeto jurídico é a vida,a incolumidade física.

Retrieved from "http://www.artigonal.com/direito-artigos/da-omissao-de-socorro-4442913.html" (Artigonal SC #4442913)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça! kelly Moura Oliveira lisita kelly Moura Oliveira lisita - Perfil do Autor:

Professora universitária  de Direito da PUC GOIÁS e FAC LIONS,nas áreas de Direito Penal e Direito Civil.Especialista em Docência Universitária,pela UCAM,RJ.Graduada em Direito pela PUC GOIÁS.Professora membro de  bancas de monografias jurídicas.Autora de vários artigos jurídicos na Webartigos,textos/comentários publicados no jornal O Popular.Mestranda na área de Direito.

Perguntas e Respostas Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a Direito... Pergunte 200 Letras sobrando Quais os motivos que levam Pernambuco a tão baixos níveis da educação básica e a altos índices de evasão escolar? O que diferencia os contratos que o setor publico estabelece com agentes privados dos contratos celebrados entre particulares? Qual a im portancia da compreensão acerca dos poderes e deveres do gesto Avaliar artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 0 Voto(s) Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/direito-artigos/da-omissao-de-socorro-4442913.html Palavras-chave do artigo: dever Artigos relacionados Últimos artigos de Direito Mais artigos por kelly Moura Oliveira lisita Marcello Fernandes Leal O Dever fundamental de pagar impostos como corolário do dever de solidariedade

A doutrina dos deveres fundamentais, em especial o dever fundamental de pagar imposto, fundado no dever de solidariedade social, fora por tanto tempo preterida no mundo jurídico. Numa sociedade de riscos, como a nossa atualmente, impera o dever de solidariedade, que impõe a responsabilidade por arcar com os custos dos direitos fundamentais a todos os cidadãos, na medida de sua capacidade contributiva. Pretendemos por esta traçar alguma linhas sobre tão rico e pouco explorado tema.

Por: Marcello Fernandes Leall Direito> Direito Tributáriol 29/01/2011 lAcessos: 120 HUMBERTO MATIAS FERREIRA DA NÓBREGA Direitos E Deveres Dos Jornalistas

DIREITOS E DEVERES DO JORNALISTA.Sempre que falamos em Direitos e Deveres das pessoas, nos deparamos com a aceitação maior dos Direitos, já que, dever poucos aceitam. Portanto, vamos entender no decorrer do curso a diferença dos temas e como percorrer nas nossas leis de forma mais ampla, sempre buscando na legalidade a compreensão necessária.

Por: HUMBERTO MATIAS FERREIRA DA NÓBREGAl Direitol 17/08/2009 lAcessos: 1,007 Antonio Paiva Rodrigues DEVER HUMANO

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e promulgada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. É do nosso conhecimento que todos os deveres requerem direitos, e onde estão os deveres na Declaração Universal dos Direitos Humanos? Que os Direitos Humanos e os responsáveis por eles definam e executem o que estabele a ONU (Organização das Nações Unidas). São trinta artigos que deveriam defender os humanos direitos. "Considerando que o re

Por: Antonio Paiva Rodriguesl Crônicasl 15/12/2010 lAcessos: 41 Ruben Zevallos Jr. Muitos Direitos E Poucos Ou Nenhum Dever

O Brasil é um pais cheio de controvérsias, temos diversas coisas fantásticas, leis, estatutos e até a constituição que visam proteger o cidadão comum entre tantas coisas, mas não existe nada, fora a obrigação com o fisco, nada que nos obrigue a ser honestos, estudarmos, sermos bons filhos e bons pais.

Por: Ruben Zevallos Jr.l Notícias & Sociedade> Cotidianol 24/01/2009 lAcessos: 151 André Marques de Oliveira Costa A Saúde É Direito De Todos E Dever Do Estado

Diariamente, os meios de comunicação divulgam o descaso do Poder Público com quem necessita de atendimentos básicos de saúde, evidenciando-se a incapacidade do Estado no tocante ao cumprimento de um dever constitucional e direito social de todos os cidadãos (CF, arts. 6º e 196).

Por: André Marques de Oliveira Costal Direitol 22/02/2009 lAcessos: 4,713 lComentário: 1 Carlos Santos Medicamentos - Os deveres dos Estados

Os Estados devem fazer todo o possível para assegurar que os medicamentos existentes sejam disponibilizados em quantidades suficientes dentro do âmbito de suas jurisdições. Por exemplo, eles provavelmente terão que utilizar alguns dos mecanismos de flexibilização da propriedade intelectual, previstos no Acordo Sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (conhecido como TRIPS), promulgando e aplicando leis internas que permitam a licença compulsória.

Por: Carlos Santosl Saúdel 19/08/2010 lAcessos: 31 Edmar Torres Alves O Dever Ou O Amor De Pregar

Nos momentos finais de sua permanência na terra, Jesus nos comissionou para o "ide": fazer discípuos, ensinar; pregar; testemunhar da Sua Palavra. É nossa missão fazê-lo, com o objetivo de que todos sejam salvos, conforme a vontade de Deus. Nossa missão é só pregar, e não converter as pessoas; isso é a parte do Espírito Santo. Salvar do pecado, e salvar da ira vindoura, da grande tribulação, da qual falou Jesus. Não evangelizando, e alguém poderia ter ouvido, e não ouviu, a culpa é nossa.

Por: Edmar Torres Alvesl Religião & Esoterismo> Evangelhol 04/04/2010 lAcessos: 148 INFIDELIDADE CONJUGAL E RESPONSABILIDADE CIVIL – O Dano Advindo do Descumprimento do Dever de Fidelidade no Casamento

O presente artigo visa discutir, no âmbito da Responsabilidade Civil, o dever de fidelidade recíproca entre os cônjuges, expresso em lei. Após uma análise do conceito de casamento, instituição contratual, parte-se para a observação do seu dever de fidelidade e a necessária diferenciação entre traição e adultério, aquela abrangendo este. Por fim, há a justificada defesa da responsabilização do cônjuge infiel, pelo dano moral causado ao cônjuge traído, e sua possível reparação.

Por: ANA ELISA DA SILVAl Direito> Doutrinal 30/05/2010 lAcessos: 1,028 Adilson Miranda Miranda Mais uma abordagem sobre o controle externo da magistratura

O povo brasileiro passa por um momento muito difícil, tendo que enfrentar toda a sorte de dificuldades, quer nas questões dos seus valores morais, quer na sustentação institucional, quer no aspecto social, dentre tantos outros. No momento, trataremos de um assunto que diz respeito a aspectos da cidadania, que é o da prestação jurisdicional no Estado Brasileiro.

Por: Adilson Miranda Mirandal Direitol 26/04/2011 Empregabilidade e Mercado de Trabalho de Pessoas com Deficiência

Há algum tempo, quem atua junto ao segmento da pessoa com deficiência, busca sua inserção profissional e inclusão social, porém ainda ocorrem divergências entre a teoria e a prática. É preciso humanizar e sensibilizar a sociedade para o acolhimento das pessoas com deficiência, para serem vistos como seres humanos, com limitações, mas, assim como qualquer indivíduo, com potencialidades e dificuldades. Com isto, podemos evitar situações conflitantes e práticas discriminatórias.

Por: Talita Cristina Silva Oliveiral Direitol 24/04/2011 A Formação do Estado Brasileiro - Uma Abordagem Sumária

A criação do Estado Brasileiro é tema que remete a uma seara de discussões, pois envolve, sob várias óticas, diferentes abordagens que se encaixam nas várias definições acerca do assunto. Na realidade, não se quer aqui, estabelecer um conceito, mas apenas explanar sumariamente a trajetória do Estado em questão.

Por: Rogério de Jesus Santosl Direitol 22/04/2011 O princípio da primazia da realidade como instrumento da boa-fé objetiva, da tutela da confiança e da igualdade substancial na relação de emprego

O presente artigo trata do estudo do princípio da primazia da realidade dentro do ramo do Direito do Trabalho, apresentando os fundamentos e as consequências práticas dessa norma principiológica trabalhista, a incidência dela tanto em favor do empregado quanto do empregador, bem como a relação do referido princípio com a tutela da confiança e os preceitos constituicionais da boa-fé objetiva e da igualdade substancial.

Por: Guilherme Nunesl Direitol 17/04/2011 lAcessos: 11 Estado de Natureza

"Estado de Natureza é o estado primitivo.A civilização é incompatível com o estado de natureza,ao passo que a lei natural contribui para o progresso da Humanidade."

Por: Lídia Chaves Guedes Barretol Direitol 16/04/2011 lAcessos: 23 Jbs: distribui $ para política e prejuizo ao investidor

Uma empresa, quando abre o seu capital e capta recursos na BOVESPA, está dizendo para todos os investidores: "comprem ações da companhia que você terá lucro!"

Por: Nacir Salesl Direitol 15/04/2011 lAcessos: 17 Adilson Miranda Miranda O advogado

O advogado se confunde com alguém que, assumindo o patrocínio da causa de outrem, ao lado deste se coloca como que tomando as suas dores, vivendo o seu drama e indo com o seu cliente até o fim, não importando qual seja o problema que o mesmo esteja enfrentando.

Por: Adilson Miranda Mirandal Direitol 14/04/2011 lAcessos: 13 Direito e Ética

Comportamentos de cada sociedade são peculiares.O comportamento ético e moral varia de pessoa para pessoa.Cada individuo tem seu conceito do que é ético e moral

Por: Lídia Chaves Guedes Barretol Direitol 12/04/2011 lAcessos: 21 Infanticídio

O delito de infanticídio é mais complexo do que se imagina.

Por: kelly Moura Oliveira lisital Direito> Doutrinal 11/02/2011 lAcessos: 171 A responsabilidade estatal frente a criminalidade

O Estado deve garantir ao cidadão segurança,assegurando-lhes seus direitos.Cabe ainda ao Estado aplicar o ius puniendi,respeitar o princípio da humanidade e da anterioridade,vigentes na legislação penal brasileira.Atualmente estuda-se a possiblidade de colocar os presos em liberdade .

Por: kelly Moura Oliveira lisital Direitol 09/02/2011 lAcessos: 23 Adicionar novo comentário Seu nome: * Seu Email: if($.cookie("screen_name")) { $('#not_logged_in').hide(); } Comentário: *   document.write(''); O código de verificação:* * Campos obrigatoriós Publicar

seus artigos aqui
é de graça e é fácil

Cadastro Menu do autor área do Autor Publicar Artigos Ver/Editar Artigos Ver/Editar P&R Editar Conta Perfil do autor Estatísticas RSS Builder Pessoal área do Autor Editar Conta Atualizar Perfil Ver/Editar P&R Publicar Artigos Perfil do Autor kelly Moura Oliveira lisita kelly Moura Oliveira lisita tem 3 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de Artigos Todas as Categorias Arte& Entretenimento Automóveis Beleza Carreira Casa & Família Casa & Jardim Ciências Crônicas Culinária Direito Educação Esportes Finanças Futebol Internet Literatura Marketing e Publicidade Negócios & Admin. Notícias & Sociedade Press Release Psicologia&Auto-Ajuda Relacionamentos Religião & Esoterismo Saúde Tecnologia Turismo e Viagem Direito Direito Tributário Doutrina Jurisprudência Legislação Necessita de ajuda? Fale Conosco FAQ Publicar Artigos Guia Editorial Blog Links do Site Artigos Recentes Autores Populares Artigos Populares Encontrar Artigos Sitemap Webmasters RSS Builder RSS Link a nós Informação Empresarial Anunciar O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados. Quantcast

View the original article here

Directus Ads

Feed Directus

Postagens populares