Parameter name: request
Translate Request has too much data
Parameter name: request
Homoafetividade


Senha
Salvar os dados
Esqueceu a senha?
Home > Direito > Homoafetividade Homoafetividade Editar Artigo | Publicado em: 06/04/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 21 |
?O ordenamento jurídico brasileiro não prevê a união entre pessoas do mesmo sexo, porém é incontestável a presença de inúmeros núcleos familiares formados por casais homossexuais. A simples existência dessas famílias ocasiona desdobramentos diversos na área jurídica, e a falta de uma norma que regule e proteja os direitos, provoca discrepâncias entre a realidade e a legalidade.
A mera convivência entre um casal heterossexual pode gerar inúmeras consequências jurídicas, que devido ao avanço da legislação, hoje já estão devidamente normatizadas. O que se pretende é exatamente a equiparação das famílias biparentais homoafetivas (família formada por dois pais do mesmo sexo) às heteroafetivas, já que ambas são relações interpessoais de afeto.
Desde a Constituição Federal de 1988, o conceito de família se estendeu. Não há mais a necessidade de casamento para sua formação, assim como também a ocorrência de filhos deixou de ser elemento essencial e motivador da formação da família. Desta forma, foram acrescentadas as famílias monoparentais - formadas por um dos pais com seus filhos - e aquelas formadas apenas pelos irmãos. Não se pode, contudo excluir do conceito de família as uniões homoafetivas (termo utilizado para se referir a união homossexual). Hoje o que determina a formação de uma família é a simples presença de afeto, o que permite existir inúmeros "tipos" de família.
Partindo então da premissa de que a união homoafetiva constitui um núcleo familiar, percebe-se que existe uma mitigação de direitos dos componentes das famílias biparentais homossexuais. Como em qualquer outra família, ocorrem situações, que levam esses indivíduos a buscarem a tutela jurisdicional. No entanto, quando o fazem,esbarram-se em diversas situações contraditórias, tais como preconceito e a falta de leis sobre a matéria.
É para tratar das consequências jurídicas bem como a falta de norma que discipline o instituto que se destina essa pesquisa.
Apesar de existirem meios de alcançar a justa aplicação da lei, faz-se necessário a regulamentação da matéria, a fim de que não haja discrepâncias entre os julgados. Mas quando se fala em elaborar leis, o problema adquire outras proporções. Os legisladores brasileiros têm imensa resistência para tratar sobre o tema. Como se sabe, há muito preconceito, e a falta de "boa vontade" dos componentes do legislativo no que se refere às uniões homossexuais. Existe certo receio de atuar na defesa desses indivíduos e acabar perdendo votos da grande parte do eleitorado que rejeita o assunto.
Por outro lado, percebe-se que o Poder Judiciário está atuando de maneira justa,concedendo os benefícios e os direitos que são devidos aos casais homossexuais, é gratificante observar que apesar das dificuldades enfrentadas caminha-se para uma justiça social no que se refere aos direitos pertinentes às Uniões Homoafetivas. E foi para falar sobre a homoafetividade que escrevi esse artigo.
Retrieved from "http://www.artigonal.com/direito-artigos/homoafetividade-4543305.html" (Artigonal SC #4543305) Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça!
Bacharel em Direito, Mestrado em Direito.
Perguntas e Respostas Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a Direito... 200 Letras sobrando Pergunte Avaliar artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 5 Voto(s) Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar
Concetuar família estabelecendo paralelos com a homoafetividade. Isto posto, demostrando a existência de um novo caráter familiar inserido na modernidade.
Por: Daniela Flores Schneiderl Direito> Doutrinal 20/05/2010 lAcessos: 118
O homem possui o direito de personalidade, direito a liberdade de expressão, principalmente direito ao respeito á identidade pessoal, e integridade física, psíquica, são direitos irrefutáveis, indisponíveis, e estão inseridos nesses direitos a orientação sexual como direito fundamental, tratando-se de um prolongamento da personalidade de cada individuo inserido na sociedade.
Por: LARA LIMA GIUDICEl Direito> Doutrinal 18/07/2008 lAcessos: 1,616 lComentário: 1
O povo brasileiro passa por um momento muito difícil, tendo que enfrentar toda a sorte de dificuldades, quer nas questões dos seus valores morais, quer na sustentação institucional, quer no aspecto social, dentre tantos outros. No momento, trataremos de um assunto que diz respeito a aspectos da cidadania, que é o da prestação jurisdicional no Estado Brasileiro.
Por: Adilson Miranda Mirandal Direitol 26/04/2011 Empregabilidade e Mercado de Trabalho de Pessoas com DeficiênciaHá algum tempo, quem atua junto ao segmento da pessoa com deficiência, busca sua inserção profissional e inclusão social, porém ainda ocorrem divergências entre a teoria e a prática. É preciso humanizar e sensibilizar a sociedade para o acolhimento das pessoas com deficiência, para serem vistos como seres humanos, com limitações, mas, assim como qualquer indivíduo, com potencialidades e dificuldades. Com isto, podemos evitar situações conflitantes e práticas discriminatórias.
Por: Talita Cristina Silva Oliveiral Direitol 24/04/2011 A Formação do Estado Brasileiro - Uma Abordagem SumáriaA criação do Estado Brasileiro é tema que remete a uma seara de discussões, pois envolve, sob várias óticas, diferentes abordagens que se encaixam nas várias definições acerca do assunto. Na realidade, não se quer aqui, estabelecer um conceito, mas apenas explanar sumariamente a trajetória do Estado em questão.
Por: Rogério de Jesus Santosl Direitol 22/04/2011 O princípio da primazia da realidade como instrumento da boa-fé objetiva, da tutela da confiança e da igualdade substancial na relação de empregoO presente artigo trata do estudo do princípio da primazia da realidade dentro do ramo do Direito do Trabalho, apresentando os fundamentos e as consequências práticas dessa norma principiológica trabalhista, a incidência dela tanto em favor do empregado quanto do empregador, bem como a relação do referido princípio com a tutela da confiança e os preceitos constituicionais da boa-fé objetiva e da igualdade substancial.
Por: Guilherme Nunesl Direitol 17/04/2011 lAcessos: 11 Estado de Natureza"Estado de Natureza é o estado primitivo.A civilização é incompatível com o estado de natureza,ao passo que a lei natural contribui para o progresso da Humanidade."
Por: Lídia Chaves Guedes Barretol Direitol 16/04/2011 lAcessos: 23 Jbs: distribui $ para política e prejuizo ao investidorUma empresa, quando abre o seu capital e capta recursos na BOVESPA, está dizendo para todos os investidores: "comprem ações da companhia que você terá lucro!"
Por: Nacir Salesl Direitol 15/04/2011 lAcessos: 17
O advogado se confunde com alguém que, assumindo o patrocínio da causa de outrem, ao lado deste se coloca como que tomando as suas dores, vivendo o seu drama e indo com o seu cliente até o fim, não importando qual seja o problema que o mesmo esteja enfrentando.
Por: Adilson Miranda Mirandal Direitol 14/04/2011 lAcessos: 13 Direito e ÉticaComportamentos de cada sociedade são peculiares.O comportamento ético e moral varia de pessoa para pessoa.Cada individuo tem seu conceito do que é ético e moral
Por: Lídia Chaves Guedes Barretol Direitol 12/04/2011 lAcessos: 21 Adicionar novo comentário Seu nome: * Seu Email: if($.cookie("screen_name")) { $('#not_logged_in').hide(); } Comentário: * document.write('
seus artigos aqui
é de graça e é fácil

Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados.
View the original article here