Directus Ads

JBS: distribui $ para política e prejuízo, investidores

Translate Request has too much data
Parameter name: request
Translate Request has too much data
Parameter name: request
Jbs: distribui $ para política e prejuizo ao investidor Artigonal.com - Diretório de artigos gratuitos Diretório de Artigos Gratuitos Porque publicar artigos? Autores Populares Artigos Populares  AResponde Publicar Artigos Login Login via Login via Facebook Cadastro Olá área do Autor Saír if($.cookie("screen_name")) { $('#logged_in_true li span').html($.cookie("screen_name").replace(/\+/g,' ')); $('#logged_in_true').css('display', 'block'); $('#top-authors-tab').css('display', 'none'); } else { $('#logged_in_false').css('display', 'block'); } Email
Senha
Salvar os dados
Esqueceu a senha?
Home > Direito > Jbs: distribui $ para política e prejuizo ao investidor Jbs: distribui $ para política e prejuizo ao investidor Editar Artigo | Publicado em: 15/04/2011 | Acessos: 17 |

Nacir Sales¡

Uma empresa, quando abre o seu capital e capta recursos na BOVESPA, está dizendo para todos os investidores: "comprem ações da companhia que você terá lucro!"

Na ótica do investidor o convite é este e apenas este.

Para garantir que esta ótica será respeitada, o investidor observa a segurança jurídica do país, sente a presença vigilante da CVM, realiza suas análises econômicas e aceita ou não o convite.

Se compra 1 ação, comprou a certeza de que a empresa funcionará dentro do quadrado da lei: quem lhe garante é a CVM e o Conselho Fiscal da Companhia, além da Auditoria dita "Independente".
O investidor, agora Acionista, entrega, pois, o seu dinheiro e a sua confiança à Administração da Cia.

E o Acionista segue a sua vida, vai trabalhar, vai descansar, vai estudar, vai... vai viver a sua vida normal, dormindo em paz porque o seu investimento conta com o aval da CVM, do Conselho Fiscal da Cia e da Auditoria "independente".

No final do ano ele retorna à Cia para receber o que lhe foi prometido: dividendos.

Se a Cia escolhida foi o JBS S/A, o acionista chega na boca do caixa e pergunta: "JBS, deu dividendos?"

Os resultados publicados respondem: "este ano não, lucro não deu mas o JBS deu 10 milhões para a candidata se eleger Presidente"

O acionista acrescenta mais uma pergunta: "não deu lucro, deu dinheiro para política, mas além de ficar com o meu dinheiro parado, ao menos prejuízo não deu, né?"

A Cia responde: "Deu sim, deu prejuízo mas também deu R$ 300 mil para o Deputado se re-eleger."

O acionista já em estado de choque: "Mas que deputado é este que ganha doação do JBS enquanto eu ganho prejuízo?"

"Meu senhor – responde o lógico que ocupa o encargo de responder – não se trata de um deputado qualquer, trata-se do Deputado Leandro Vilela."

Agora, o Acionista veio a saber que o tal deputado preside a sub-comissão da Comissão de Agricultura da Câmera de Deputados, que aprovou a fusão JBS/BERTIN: não é um deputado qualquer, mas justamente um que se fez impedido eticamente de se dizer isento e imparcial para presidir atos deputais de interesse do JBS.

O Acionista então retruca: "mas junto com o meu dinheiro eu lhe dei procuração para escolher entre dar lucro ou dar dinheiro para a política?"

Em crise de identidade, já não sabendo se consulta a sua carteira de ações ou seu título de eleitor o Acionista aciona:

"Eu lhe dei procuração para eleger por mim entre a candidata X, o candidato Y, o deputado Z?"

Não contente, o Acionista pergunta:

A QUEM SERVE UMA EMPRESA DE CAPITAL ABERTO QUE DÁ VOTOS E NÃO DÁ LUCRO?

Agora eu pergunto: a quem deve o Acionista dirigir esta pergunta?

À CVM?

Ao Conselho Fiscal do JBS?

À BDO, Auditora Independente?

Ou à KPMG, que comprou a BDO?

Trata-se de uma pergunta retórica, vez que traz em si uma resposta. A resposta à pergunta feita pelo Próprio Presidente do JBS, quando formulou aos jornalistas a indagação do porquê das ações do JBS não subirem de valor.

Creio, está respondido. Definitivamente, esta empresa entre dar lucro ao investidor e dar dinheiro para a política, escolhe dar dinheiro para a política.

Assim, aquele investidor que quer delegar a terceiro o seu centavo, para que terceiro doe à política, que compre ações do JBS: esta empresa serve a isto.

E, se já sabemos a que serve o JBS, necessário saber como servirá aos acionistas desta empresa a CVM, o Conselho Fiscal e a Auditoria Independente: serão observadores da cena ou serão instrumento de segurança do investidor?

_________________________________________________________________________________________________

¡Nacir Sales é advogado, especialista em direito societário pela FGV, escritor de 27 livros e prepara o lançamento de seu novo livro JBNDES: ainda não proibido

 

Retrieved from "http://www.artigonal.com/direito-artigos/jbs-distribui-para-politica-e-prejuizo-ao-investidor-4610215.html" (Artigonal SC #4610215)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça! Nacir Sales Nacir Sales - Perfil do Autor:

Perguntas e Respostas Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a Direito... Pergunte 200 Letras sobrando Qual as prioridades no atendimento ao cliente nas de cadas de 80 e 90, e as principais diferenças para a atualidade? Quando é dito para tomar o Lipo 6 Black ao acordar, devo tomar em jejum ou não? Nestas ferias vou trabalhar para o modelo 3 meses onde vou descontar na situação de1º emprego e depois em setembro vou prosseguir para a Universidade. Quando acabar o curso vou ter de novo o1ºemprego? Avaliar artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 0 Voto(s) Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/direito-artigos/jbs-distribui-para-politica-e-prejuizo-ao-investidor-4610215.html Palavras-chave do artigo: auditoria, banco jbs, banco panamericano, banco rural, bau, bgt, bolivar lamounier, caixa, caixa econonica federal, crc, deloid, denuncia, due diligence, henrique dias, itamaraty, jose geraldo dontal, kpmg, loteria, loto, marcos apostolo, ministerio publi Últimos artigos de Direito Mais artigos por Nacir Sales Adilson Miranda Miranda Mais uma abordagem sobre o controle externo da magistratura

O povo brasileiro passa por um momento muito difícil, tendo que enfrentar toda a sorte de dificuldades, quer nas questões dos seus valores morais, quer na sustentação institucional, quer no aspecto social, dentre tantos outros. No momento, trataremos de um assunto que diz respeito a aspectos da cidadania, que é o da prestação jurisdicional no Estado Brasileiro.

Por: Adilson Miranda Mirandal Direitol 26/04/2011 Empregabilidade e Mercado de Trabalho de Pessoas com Deficiência

Há algum tempo, quem atua junto ao segmento da pessoa com deficiência, busca sua inserção profissional e inclusão social, porém ainda ocorrem divergências entre a teoria e a prática. É preciso humanizar e sensibilizar a sociedade para o acolhimento das pessoas com deficiência, para serem vistos como seres humanos, com limitações, mas, assim como qualquer indivíduo, com potencialidades e dificuldades. Com isto, podemos evitar situações conflitantes e práticas discriminatórias.

Por: Talita Cristina Silva Oliveiral Direitol 24/04/2011 A Formação do Estado Brasileiro - Uma Abordagem Sumária

A criação do Estado Brasileiro é tema que remete a uma seara de discussões, pois envolve, sob várias óticas, diferentes abordagens que se encaixam nas várias definições acerca do assunto. Na realidade, não se quer aqui, estabelecer um conceito, mas apenas explanar sumariamente a trajetória do Estado em questão.

Por: Rogério de Jesus Santosl Direitol 22/04/2011 O princípio da primazia da realidade como instrumento da boa-fé objetiva, da tutela da confiança e da igualdade substancial na relação de emprego

O presente artigo trata do estudo do princípio da primazia da realidade dentro do ramo do Direito do Trabalho, apresentando os fundamentos e as consequências práticas dessa norma principiológica trabalhista, a incidência dela tanto em favor do empregado quanto do empregador, bem como a relação do referido princípio com a tutela da confiança e os preceitos constituicionais da boa-fé objetiva e da igualdade substancial.

Por: Guilherme Nunesl Direitol 17/04/2011 lAcessos: 11 Estado de Natureza

"Estado de Natureza é o estado primitivo.A civilização é incompatível com o estado de natureza,ao passo que a lei natural contribui para o progresso da Humanidade."

Por: Lídia Chaves Guedes Barretol Direitol 16/04/2011 lAcessos: 23 Adilson Miranda Miranda O advogado

O advogado se confunde com alguém que, assumindo o patrocínio da causa de outrem, ao lado deste se coloca como que tomando as suas dores, vivendo o seu drama e indo com o seu cliente até o fim, não importando qual seja o problema que o mesmo esteja enfrentando.

Por: Adilson Miranda Mirandal Direitol 14/04/2011 lAcessos: 13 Direito e Ética

Comportamentos de cada sociedade são peculiares.O comportamento ético e moral varia de pessoa para pessoa.Cada individuo tem seu conceito do que é ético e moral

Por: Lídia Chaves Guedes Barretol Direitol 12/04/2011 lAcessos: 21 O Servidor Público e a Aposentadoria Especial

A Constituição Federal assegura aposentadoria diferenciada ao servidor público que exerça atividade de risco ou cuja atividade seja exercida em condição que prejudique sua saúde ou integridade física. No entanto a Constituição Federal definiu que a aposentadoria "especial" seria concedida nos termos de Lei Complementar, porém, até o momento não temos esta Lei Complementar que trate do assunto. Todavia muitos servidores públicos tem obtido na Justiça este direito.

Por: Dra. Karenl Direitol 12/04/2011 lAcessos: 47 EDUCAÇAO S/A: Universidades Abrem o Capital e Abrem um Debate

Uma empresa de educação, com capital aberto e ações em bolsa, se iguala e se diferencia das demais empresas. Mas como pode a um só tempo, um só ser ser igual e ser diferente dos demais que o cercam? Eis o mistério deste artigo...

Por: Nacir Salesl Educação> Ensino Superiorl 07/04/2011 Publicar

seus artigos aqui
é de graça e é fácil

Cadastro Menu do autor área do Autor Publicar Artigos Ver/Editar Artigos Ver/Editar P&R Editar Conta Perfil do autor Estatísticas RSS Builder Pessoal área do Autor Editar Conta Atualizar Perfil Ver/Editar P&R Publicar Artigos Perfil do Autor Nacir Sales Nacir Sales tem 2 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de Artigos Todas as Categorias Arte& Entretenimento Automóveis Beleza Carreira Casa & Família Casa & Jardim Ciências Crônicas Culinária Direito Educação Esportes Finanças Futebol Internet Literatura Marketing e Publicidade Negócios & Admin. Notícias & Sociedade Press Release Psicologia&Auto-Ajuda Relacionamentos Religião & Esoterismo Saúde Tecnologia Turismo e Viagem Direito Direito Tributário Doutrina Jurisprudência Legislação Necessita de ajuda? Fale Conosco FAQ Publicar Artigos Guia Editorial Blog Links do Site Artigos Recentes Autores Populares Artigos Populares Encontrar Artigos Sitemap Webmasters RSS Builder RSS Link a nós Informação Empresarial Anunciar O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados. Quantcast

View the original article here

Directus Ads

Feed Directus

Postagens populares